Optimizada para 1024 x 768

ESTAMOS EN NUESTRA PÁGINA WEB EN PORTUGUES
Haz esta tu página de inicio
Agregar a tus favoritos
Asociación Mundial de Educadores Infantiles
¿Quienes Somos?
Cancion institucional

ESPECIAL ESPAÑA

IN ENGLISH

EM PORTUGUES

A ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE EDUCADORES INFANTIS nasce como conseqüencia dos contactos de profissionais da Educação Pre-Escolar de diferentes países durante o I Congresso Internacional de Educação Precoce (Oportuna), comemorada no fim de 1991 em Vitoria, Espanha. Neste encontro internacional se fez evidente a necessidade de maior contacto e intercâmbio de experiências entre os educadores infantis de todo mundo.

Os profissionais da Educação Pre-escolar ali reunidos, concluem - e o tempo lhes deu, senão toda, parte de razão- que embora existam muitas organizações supra-nacionais cujo o objetivo principal é a instrução e o desenvolvimento das crianças com problemas (econômico, físico, etc..), não existem organizações que, de uma maneira eficaz, ajudem ao educador infantil no seu trabalho diário dentro da sala de aula, talvez pela própria complexidade do funcionamento de uma O.N.G supra-nacional. No momento da contituição da Associação, marcaram-se como objetivos básicos:

  • Constituir e fazer efetivamente possível, a cada menino e menina, de idade inferior a 6 anos, o exercício do seu direito a um serviço educativo infantil ou pre-escolar, que permita desenvolver plenamente suas faculdades, seu critério pessoal, sua responsabilidade moral e social; de acordo com o artigo 7 da Declaração da O.N.U., sobre os Direitos das Crianças.
  • Que seus associados tenham o máximo de formação e de informação sobre as tendências e investigação no setor da Educação Infantil ou Pre-escolar.
  • Colocar en contacto a educadores de todo o mundo.
  • Fazer uma convocação à Comunidade Internacional sobre a importancia desta etapa da infância.

Seus Estatutos foram aprovados por resolução, no día 20 de maio de 1.992, pasando a registrar-se como um movimento de renovação pedagógica da Educação Infantil ou Pre-escolar, no Ministério do Interior de Espanha, onde inicialmente radica sua sede central. Assim, o artigo 6º de seus Estatutos especifica como fins da Associação:

  • Impulsar e coordenar as atividades de renovação pedagógica da Educação Infantil ou Pre-escolar.
  • Elaborar estudos e investigaçoes que ajudem os educadores infantis no seu labor.
  • Organizar seminários, cursos e encontros para a formação dos educadores infantis.
  • Desenvolver e fomentar intercâmbios de experiências entre os educadores infantis.
  • Promover a investigação didática.
  • Realizar todo o tipo de estudos sobre a situação da Educação Infantil ou Pre-escolar.
  • Fomentar a união e a colaboração dos educadores infantis nos assuntos de interesse comum.

Realmente, nos definimos como uma O.N.G participativa e democrática, sem espírito de lucro, ao serviço dos educadores das crianças menores, para que facilitem a estas os elementos que, em qualquer lugar do mundo, estão demonstrando um melhor ajuste aos seus interesses e desenvolvimento.

 


© ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE EDUCADORES DE INFÂNCIA