Optimizada para 1024 x 768

ESTAMOS EN NUESTRA PÁGINA WEB EN PORTUGUES
Haz esta tu página de inicio
Agregar a tus favoritos
Asociación Mundial de Educadores Infantiles
¿Quienes Somos?
Cancion institucional

ESPECIAL ESPAÑA

IN ENGLISH

EM PORTUGUES

Para cumpri con seus fins, realizamos uma série das atividades, que nós agrupamos nas seguintes seções:

I- ATIVIDADES DE FORMAÇÃO

Entre elas, destacamos a realização de cursos e de jornadas de trabalho. O total de pessoas que assistiu a estes eventos até o día de hoje é de 17.795. Assim, nos três últimos anos, se realizaram cursos, ateliês e seminários para um total de 6.306 profissionais, de acordo com a seguinte distribuição:

Atividades realizadas em:
Ano
Comunidade de Madrid
Restante da Espanha y América Latina
1998
2.691
768
1999
624
2.223
2.000
824
2.253

II- CONGRESSOS MUNDIAIS

Se comemorou um 3º Congresso Mundial em Cartagena de Indias - Colômbia, de 5 a 8 de julho de 1.996, contando con a presença de mais de 1.500 congressistas procedentes de 28 países.

O 4º Congresso se celebrou no Palácio Municipal de Congressos de Madrid, de 4 a 8 de dezembro de 1.998 sob a Presidencia de Honra da S.M. Reina Dª Sofía, contando como membros deste comitê o Diretor Geral da UNESCO, o Dr. Mayor Zaragoza, a senhora Ministra da Educação D. Esperanza Aguirre, entre outras personalidades proeminentes da vida educativa. Al mesmo, asistiram 2.200 congressistas procedentes de 34 países de 4 continentes. Concretando, por haver sido realizado en Espanha, 1600 dos congressistas eram espanholes y 600 do resto do mundo, principalmente de todos os países da América Latina.

Sob a denominação ENCONTRO MUNDIAL DE EDUCADORES INFANTIS, se comemorou en Cartagena de Indias, Colômbia, nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 1.999 o 40º Aniversario da DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA pela Assembléia Geral das Naçoes Unidas. O mesmo se realizou sob a Presidencia de Honra e presença de Dª Nohra Puyana de Pastrana, primeira dama da nação colombiana, e contou com o patrocínio da UNESCO, da UNICEF e do Ministério de Educação da República de Colômbia. Sua realização buscava un duplo objetivo:

  • Instar a quem corresponda, a arbitrar as medidas para que se cumpram JÁ os direitos da criança relacionados à Educação.
  • Atualizar e colocar em dia, entre os educadores assistentes, as técnicas de trabalho que demonstraram, em qualquer parte do mundo, uma mayor eficácia no processo educativo. Neste ENCONTRO se sentiu uma ligeira confusão de terminologias y conceitos nos assuntos relacionados à ESTIMULAÇÃO PRECOCE (OU OPORTUNA) razão pela cual a maioria dos assistentes pede à ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE EDUCADORES INFANTIS que organize um CONGRESSO MONOGRÁFICO, com caráter internacional, sobre os PROGRAMAS DO DESENVOLVIMENTO DE INTELIGENCIAS MÚLTIPLAS À LUZ DA EDUCAÇÃO PRECOCE (OU OPORTUNA). O mesmo acontece com o processo de LEITURA E ESCRITA.

O último grande congresso se realizou em Valencia, Espanha, com uma assistência de 1500 pessoas de 24 países e, de acordo com o ponto anterior, o tema da "leitura e escrita" se tratou de uma maneira monográfica.

III- OS ACORDOS INSTITUCIONAIS

Independentemente de estudos e de pequenos informes, nossa Associação subscreveu diversos acordos de colaboração com Governos, Universidades e Empresas Líderes no campo educativo. Nossos últimos congressos e encontros internacionais, contaram com o patrocínio da UNESCO, UNICEF e para os congressos realizados na América Latina, com o patrocínio da Organização de Estados Americanos. Nos últimos 5 anos nós estabelecemos acordos e executamos trabalhos com as seguintes instituições:

INSTITUIÇÃO
FIN
Unidade Primeira Infância e Família da UNESCO
Colaboração mútua. Edição de um Programa en Valores.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Espanha)
Acordo para temas de Formação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Colômbia)
Elaboração de bases para Programas de Educação Não Formal.
CELEP (Centro de Referência Latino-americano para a Educação Pre-escolar)
Investigação e desenvolvimento de Programas de Formação.
ESCOLA UNIVERSITÁRIA LA SALLE (Madrid - Espanha)
Investigação e desenvolvimento de Programas de Formação.
UNIVERSIDADE DO NORTE (Barranquilla - Colômbia)
Investigação e desenvolvimento de Programas de Formação.
OUTRAS EMPRESAS
Estudo e difusão de novas Metodologias

IV- ASSOCIADOS

Nós não podemos finalizar este breve informe, sem fazer menção ao crescimento do número de associados. Desde o nosso nascimento, o número de associados não só aumentou de maneira espetacular, senão que também aumentou a participação de muitos e muitos países. Assim, podemos dizer con orgulho, que possuímos associados em todos e em cada um dos países da América Latina; un dos primeiros objetivos de nossa Associação por simples tema lingüístico-econômico.

Desde meados de 1.997, nossas comunicações são feitas em inglês e espanhol, razão pela cual ja contamos com associados nos cinco continentes.

Sem dúvida, o uso das novas tecnologias em Comunicação fez que nosso crescimento seja mais significativo, ao poder estar e colocar a disposição dos nossos associados fontes permanentes de informação e consulta de maneira imediata, em qualquer momento e em qualquer parte do mundo.

© ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE EDUCADORES DE INFÂNCIA