Judite Maria Zamith Cruz
Profesora Auxiliar,
Instituto de Estudos da Criança
Universidad do Minho, Portugal

Licenciada em Psicóloga Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade Clássica de Lisboa. Realizou Mestrado em Educação - Área de Psicologia, na Universidade do Minho - Braga, com a tese "Aspectos Pedagógicos do Ensino Superior: Uma Excursão de Narrativa Psicológica". Em 1997, doutorou-se nessa Universidade, no Instituto de Educação e Psicologia, em Psicologia, com a tese "Trajectórias Criativas: O Desenvolvimento Humano na Perspectiva da Psicologia Narrativa".

Actualmente, é Professora Auxiliar na Universidade do Minho, Instituto de Estudos da Criança - Departamento de Ciências da Educação, Psicopedagogia.

Possui formação e prática profissional em Psicologia Clínica e Educacional. Na Área do Desenvolvimento Humano e atípico, tem experiência com crianças e adolescentes de risco, ou com Necessidades Educativas Especiais (atraso global de desenvolvimento, déficites motores e sensoriais - surdez), em contextos hospitalar ou educacional. Os seus trabalhos publicados incluem artigos de investigação em Psicologia Cognitiva-Narrativa, Desenvolvimento Humano e Talento Artístico/Sobredotação, segundo Metodologias interpretativas e qualitativas: Grounded Theory e Histórias de Vida. Com ênfase no desenvolvimento do auto-conhecimento do educador, a partir de narrativas do "eu", tem vido a estudar mecanismos básicos e processos de pensamento divergente, criativo e produtivo.

Defendendo que as escolas são instituições destinadas a alimentar a imaginação e o intelecto/cultura, lecciona em Cursos de Licenciatura em Educação de Infância e em Ensino Básico, segundo estratégias psicológicas (exemplos físicos, imagens, metáforas, contos, drama...) e experiências contextualizadas.